quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA DOS DIREITOS DA MULHER


Hoje NÃO é o Dia da mulher

 É o Dia internacional dos direitos da mulher. Não percebe a diferença? Eu te explico. Sabe quando você vai em um restaurante chique e o garçom te serve antes de servir o homem que esta na sua mesa? Então, ele não esta sendo gentil nem educado, ele so esta seguindo uma tradição que vem de longa data, quando naqueles imensos banquetes as mulheres eram servidas primeiro, para que os homens pudessem saborear os seus pratos ainda quentes. Sacou a sutileza? Ficamos tão contentes com a "delicadeza", que sequer enxergamos o machismo por tras dela.

Uma das aulas mais interessantes que  darei esse semestre é a que trata sobre o feminismo. Nunca gostei dessa palavra e nunca quis me associar à ela. Como nunca achei a mulher melhor em nada que o homem (nem pior, diga-se de passagem), me mantive distante também das feministas. Como se fosse possivel ser mulher e não ser feminista, bobinha. Essa nova aula tirou do meu imaginario um monte de pré-conceitos e colocou no lugar deles uma realidade que a gente vive todos os dias e não vê. Ou finge que não vê. Os 120 minutos que passo espremida na sala de aula me fazem pensar em assuntos que nunca receberam muito a minha atenção. Percebi, por exemplo, que quase todas as minhas amigas são machistas, inclusive as que acham que não são.
Dai eu chego em casa, tiro os sapatos e me deito no sofa. Enquanto viajo nos meus questionamentos, ouço um barulho de agua corrente vindo da cozinha,. meu marido, lavando a louça que eu não tive tempo de lavar depois de tomar o meu café. Sem eu precisar pedir. Também é ele quem faz as compras as vezes.  E mais: além de não deixar faltar o meu pão integral de todas as manhãs, (aos sabados e domingos o cardapio muda e eu tenho direito a suco de laranja com pão na chapa, ). Às sextas, ele me traz flores. Toda sexta-feira. Doze anos de casados.

Impossivel não pensar nas colegas de classe que chegam em casa e encontram os homens, seja o pai, o marido ou um namorado. Homens que, provavelmente, vão lhes dar flores ou parabéns nesse 8 de março, um dia do calendario dedicado à luta das mulheres, que os homens conseguiram encher de machismo, como, alias, acontece nos outros 364 dias do ano. E a gente vai na onda, aceitando os parabéns, se contentando com as flores. Tão facil dizer que os homens precisam aprender, de uma vez por todas, qual o papel da mulher na sociedade. Dificil é entender que essa lição precisa ser absorvida, antes de mais nada, pelas proprias mulheres. Homens machistas são paridos e educados por mulheres, não esqueça.

Nenhum comentário: